quarta-feira, 31 de julho de 2013

NWOBHM - Venom

Venom. Ta aí um nome de peso da NWOBHM. Não só influenciou várias bandas de Thrash como é responsabilizada por criar e propagar o termo "Black Metal", além de que muitos a creditam como a primeira banda de Black Metal existente.
Mas vamos lá. Esses malucos surgiram no ano de 1979, em Newcastle, Inglaterra, com o nome de Guillotine. A formação contava com Clive "Jesus Christ" Archer nos vocais, Alan Winston no baixo e Conrad "Cronos" Lant na guitarra. Clive Archer conheceu Jeffrey "Mantas" Dunn num show do Judas Priest em 1979. Logo Mantas se juntou ao Guillotine e trouxe seu amigo Anthony "Abaddon" Bray (os dois faziam parte da banda Oberon).
Quando Alan Winston saiu, Cronos trocou a guitarra pelo baixo. Sua decisão de plugar seu baixo num amplificador de guitarra é creditada como determinante no desenvolvimento de sua marca registrada. O "Bulldozer Bass Sound" como chama o próprio veio dessa decisão.
Em meados de 1980, a banda que já se chamava Venom lançou a demo-tape "Demon", que conta com Jesus Christ no vocal, Mantas na guitarra, Cronos no baixo e Abaddon na bateria. Ainda em 1980 o resto da banda decidiu que prefiria o estilo vocal de Cronos ao de Archer e não pensaram duas vezes antes de dar um pé da bunda de "Jesus Christ".

                                                                                                   
Venom nos tempos de quarteto. Da direita pra esquerda:
Mantas, Cronos, Jesus Christ e Abaddon
Foi então que decidiram que seriam um trio, com Cronos no baixo e nos vocais, Mantas na guitarra e Abaddon na bateria.
Foi assim então que seguiram sua trajetória. No dia 19 de Abril de 1981 lançaram o single In League With Satan, que contava com a faixa título e "Live Like An Angel (Die Like a Devil)". Ainda em Dezembro desse ano lançaram seu clássico debut, Welcome to Hell. 
Em 1982, o Venom já era bem conhecido no underground. Lançaram o single Bloodlust em Agosto, e 1º de Novembro de 1982 lançaram o álbum Black Metal. 
Esse álbum logo se tornou um clássico e influenciou muitas bandas dos subgêneros extremos que viriam a surgir, como Hellhammer, Sodom, Mayhem, Sepultura, Sarcófago, etc.
Em 1983 a banda gravou a demo At War With Satan, que talvez é a versão mais brutal dessa música. Porém em meio a muitas viagens aos EUA e muitas festas de se embebedar até cair a banda acabou perdendo a fita, que provavelmente ficou com algum Headbanger maníaco. Anos depois essa mesma fita apareceu na internet.
Ainda em 83 lançaram o single Die Hard, com as músicas "Die Hard" e "Acid Queen". Em Janeiro de 84 lançaram o clássico single Warhead, com as músicas "Warhead" e "Lady Lust".
Em 16 de Abril lançaram o álbum At War With Satan. Esse álbum já eleva a música do Venom a um novo nível de peso e agressividade, sendo considerado pelos atuais padrões "Blackened Thrash Metal". Ainda em Outubro de 1984 o Venom lançou o single Manitou, com as músicas "Manitou" e "Woman".
Em 85 lançaram o VHS Video Nightmare, com os vídeos de "Bloodlust", "Rip Ride", "Die Hard" e a inédita "Nightmare". Ainda em 22 de Abril de 1985 lançaram o álbum Possessed. A essa altura o Venom já era uma banda de sucesso, mas esse álbum, apesar de muito agressivo, inicia o que muitos acham que foi a decadência da banda, ainda que alavancasse mais ainda o sucesso. Inclusive saíram na "Combat Tour" com o Slayer e o Exodus, que ainda rendeu um VHS muito foda, sendo amplamente consumidos pelos Headbangers fanáticos.
O ano de 85 acaba e a essa altura os membros do Venom estavam se sentindo gloriosos! Afinal olhar para o tanto que eles ralaram pra conseguir essa fama é pra tal! Esse foi o ano que a banda lançou mais material no mercado, entre eles VHS's, singles, compilações, splits e um álbum.
Porém, ainda no fim de 85, antes do lançamento de Eine Kleine Nachtmusik, Mantas sai da banda e acaba adiando esse. Pro seu lugar entraram os guitarristas Matt Hickey e Jimmy Clare. Então a banda agora era um quarteto de novo. E em 86 não lançaram singles, mas uma compilação inteira com todos os singles de 1980 a 1986, intitulada The Singles 80-86, e o ao vivo adiado Eine Kleine Nachtmusik.
Ainda nesse ano a banda excursionou, inclusive vindo ao Brasil com o Exciter.
Chega 1987 e a banda lança o álbum Calm Before the Storm em Novembro. Esse álbum já apresentava um Venom mais melódico, menos agressivo e mais técnico. Não que o disco seja ruim, eu o aprecio bastante, mas esse já não é o mesmo Venom de antes.
Pra completar, Cronos sai da banda e resolve levar Hickey e Clare com ele pra montar sua carreira solo. Foi então que Mantas e Abaddon se juntaram pra montar um novo Venom com Tony Dolan no baixo/vocais e Al Barnes.
Bom, eu paro por aqui, pois esse Venom já não é o mesmo que veio da NWOBHM e conseguiu seu espaço, influenciando muitas banda, e também porque o intuito era o de fazer uma mini-bio e acabou ficando muito extensa essa biografia.
Então espero que tenham curtido essa porrada de informações sobre essa banda que eu curto pra caralho e que com certeza tem o seu espaço garantido no hall da fama da NWOBHM!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Metal Napalm.

Created by ´Templateism