quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Curiosidades - Bathory


1. Ao contrário do que muitos pensam, as maiores influências do Bathory no início não são Slayer, Venom e Hellhammer, mas sim G.B.H., Motorhead e Black Sabbath. Outra banda que Quorthon disse ter ouvido na época era o Discharge, que influenciou.
Ele atestou que nunca possuiu um disco original do Venom ou do Slayer, mas escutou sim um punhado de músicas dessas duas bandas, mesmo assim eles só escutaram Slayer depois de já terem entrado no estúdio, e o Venom não serviu de muita influência pro som. Até então eles nunca sequer haviam sequer ouvido falar de Hellhammer, Sodom (que já possuía demos circulando pelo "tape trading"), Metallica e etc. Quorthon ainda atesta que eles estavam totalmente "na escuridão" quanto a outros movimentos de Metal underground na Europa na época. E que eles só foram aprender sobre inúmeras bandas um certo tempo depois de lançarem seu primeiro álbum.

2. Ao contrário do que muitos pensam, os temas de horror no início vinham de uma revista de terror cômico chamada "Chock". Uma revista que Quorthon lia e que serviu de inspiração pras histórias macabras nas primeiras letras. E não como resultado da leitura de nenhuma "bíblia negra".

3. Metade do som inicial do Bathory foi baseado no álbum "City Baby Attacked by Ratts" do G.B.H. Outra parte, nos álbum "Iron Fist" e "Ace of Spades" do Motorhead e a mesma coisa pros primeiros álbum do Black Sabbath.

4. O Metallica e o Slayer entraram no estúdio pela primeira vez ao mesmo tempo que o Bathory entrava no estúdio em 1983. A diferença é que os 1º fulls do Metallica e do Slayer foram lançados em 1983, o do Bathory ficou pra 1984.

5. Em Fevereiro de 1984 a banda foi selecionada pra participar da coletânea Scandinavian Metal Attack, em que saíram duas músicas. Sacrifice e The Return of Darkness And Evil. Ainda participaram da Scandinavian Metal Attack II, das coletâneas Speed Kills 2,3 e 4.

6. Muitas pessoas pensam que a mudança de som da banda foi por causa que eles começaram a tirar influências do Manowar. De fato, a banda teve um baterista de 1986 a 1988 que não gostava de nenhum outro tipo de Metal, mas que adorava a Manowar, e as batidas típicas da banda se encaixavam perfeitamente para as novas idéias de Quorthon, mas ele atesta que nunca possuiu nenhum disco original deles.

7. As mudanças nos temas da banda se devem porque os membros da banda estavam cansados das discussões "eles são realmente satanistas ou não?" que perduraram por um tempo na mídia, Quorthon quis substituir os temas Satânicos por algo que estivesse à parte de toda essa merda, como diz o próprio. E então foi que a era pré-cristã da Escandinávia caiu perfeitamente pra isso.

8. O título original do primeiro álbum era pra ter sido "Pentragrammaton", mas ele foi descartado pois muitas pessoas liam "Pentagon". Então o pentagrama foi movido para a contracapa, sendo substituído pela imagem de um bode dourado e o logo da banda. Mas então, outra mudança, após um certo número de cópias, o bode passou a ser branco, pois era muito cara a impressão em dourado.
Foi gravado e mixado em 3 dias na Suécia.

9. Quorthon disse ter ouvido apenas música clássica durante as gravações de "Under the Sign of the Black Mark", para poder criar novos arranjos.

10. Os últimos álbuns da banda têm alguns traços de Industrial, Death e Viking.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Metal Napalm.

Created by ´Templateism