quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Curiosidades - Formato de áudio FLAC e WAV

Você certamente já ouviu falar do formato de áudio WAV ou já deve ter visto algum arquivo de áudio com esse formato certo?
Você também provavelmente deve saber que o formato WAV é um formato que preserva a qualidade do arquivo original, certo?
Se você já ouviu falar ou já viu um arquivo desses, ou se pá você não viu ou ouviu falar não interessa, porque eu estou aqui pra te apresentar o FLAC.
FLAC é um formato de arquivo de áudio (tal qual mp3, WAV, opus, etc) que também preserva a qualidade original. O nome em si já define (FLAC significa Free Lossless Audio Codec, que em português quer dizer algo do tipo, Formato de Áudio Sem Perdas) o que esse formato na verdade é. Mas qual é a vantagem desse formato?
A vantagem é que além de preservar a qualidade do arquivo original "sem perdas", ele é mais leve que o WAV. Vamos supor que você tem um arquivo de áudio em MP3 que pesa 4MB. Esse mesmo arquivo em FLAC pesaria 25MB e em WAV 50MB.
O arquivo FLAC é bem pesado sim, mas vale frisar que sua qualidade é muito superior à do MP3 e ele é mais leve que o WAV (além de que a diferença de qualidade entre o WAV e o FLAC perceptível pelo ouvido humano é quase nula).
Mas muitos ainda têm dúvidas do tipo: Onde eu acho esses FLACS? Como eu ouço eles? Como eu baixo?,etc
Pra sua felicidade eu estou aqui pra responder essas perguntas.

1. Onde eu acho esses FLACs?
R: Em vários lugares na internet. Porém a grande maioria esmagadora desses lugares são sites de torrent.
Procure usar algum mecanismo de busca de arquivos do tipo filestube.com ou filecrop.com, ou então jogue no Google mesmo, que as chances de achar são bem grandes.

2. Como eu baixo?
R:Como dito antes, a grande maioria esmagadora dos arquivos em FLAC estão disponíveis em sites torrent. Então você precisará de algum programa do tipo Utorrent ou BitTorrent e um pouco de sorte com os seeders e leechers (pesquise a respeito desses dois, são bem importantes se você quiser mexer com torrents).

3. Como eu Ouço?
R: Você precisa baixar um player que rode esse formato. O Foobar é o mais recomendado nesses casos. Eu mesmo já testei e uso ele sempre quando vou escutar meus FLACs e ele é de longe o melhor.
Você pode achá-lo em sites como softonic download, ou até mesmo o clássico Baixaki.
Ícone do Foobar 
Além desse player você vai precisar de um encoder do tipo o LAME se quiser transformar o arquivo em mp3 (pesquise por Lame encoder).

Então espero que tenham gostado dessa dica!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Metal Napalm.

Created by ´Templateism