segunda-feira, 29 de julho de 2013

Biografia - Overdose

O Overdose foi uma das mais importantes bandas do cenário de Belo Horizonte dos anos 80 e se pá do Brasil!
A banda foi formada em 1983 por Claudio David (guitarras) e seu irmão Ricardo Souza (guitarras), Pedro Amorim do Carmo o "Bozó" (vocais), Hélio Eduardo (bateria) e Fernando Pazzini (baixo).
Na época a chegada de discos de Heavy Metal era escassa, e então havia um intenso comércio de fitas e vinis importados por parte de pessoas ligadas ao Heavy, e foi assim que as pessoas ficaram sabendo de bandas como Iron Maiden, Metallica, Venom, Manowar, Slayer e outros. Na maioria esses mesmos fãs curtiam Kiss, e foi no show do Kiss em Belo Horizonte, em 1983 que o jovem Pedro Amorim do Carmo conheceu o outro jovem Claudio David e seu irmão Ricardo. Logo começaram a ter contato e formaram uma banda.


Logo no começo lançaram uma demo com uma música, a Última Estrela. Essa acabou virando um hino do Metal brasileiro e que até hoje é cantada por Headbangers do país.
Logo que começaram a fazer shows atraíram membros de todas as "tribos" de bangers da cidade para os seus shows, inspirando muitas bandas a começarem junto com o Sagrado Inferno, uma banda da região que lançou apenas uma demo e depois acabou.
Passado o ano de 1984 fazendo shows e presenciando o nascimento de outras bandas em BH, o Overdose em 1985 lança o split LP com o Sepultura, o grande Bestial Devastation/Século XX, lançado pela Cogumelo Records, que talvez é o selo mais importante do Brasil.
Shows e mais shows, Ricardo Sousa sai do posto de guitarrista e vira empresário da banda, fazendo com que gravem um novo disco e passem suas letras para o Inglês. Em 1987 sai Conscience, lançado independentemente e com uma capa muito bem feita, com a intenção de atingir o mercado externo. Inclusive a música Children of the War saiu na coletânea Metal Massacre Vol.9. Alguns consideram o Overdose como a primeira banda de Prog Metal do mundo, por seu visual e seu som complexo.
Em 1988 a banda ensaiou e compôs novas músicas, com o novo baterista André Márcio e em 1989 lançaram o disco You're Really Big. Com esse disco a banda ganhou muitos fãs e aparições em programas, pois é um disco ótimo! Voltaram a um som mais simples e cheio de energia, com grandes melodias e vocais! Algo que possa ser considerado meio Power, meio Prog, meio Heavy.
No ano seguinte, com essa nova base de fãs lançaram o disco Addicted to Reality. Nesse disco o peso se faz presente. Nessa época os vocais de Bozó começavam a ficar agressivos, misturando pitadas de gutural com vocais melódicos, e o som da banda tinha um novo peso e músicas mais simples e diretas.
As turnês começavam a projetar a banda pro exterior, com alguns shows fora do país.
Em 1992 entra Sérgio Cichovicz para a segunda guitarra e a banda lança Circus of Death. Com esse disco se inicia a fase "Groove" da banda, com um som bem pesado e um vocal gutural, algo que lembrava o som do Pantera com um Thrash misturado, algo bem pesado. Nesse ano ocorreram vários shows pelos E.U.A. O que se segue é a saída de Fernando Pazzini e a entrada de Eddie Weber pro baixo. Com isso gravam e lançam o disco Progress of Decadence, dessa vez inteiramente voltado pro Groove, com um peso do caralho. Mais turnês e mais shows, inclusive nos E.U.A., e então dois anos depois o Overdose lança o disco Scars, esse que é o mais pesado que a banda já lançou. Riffs crus e diretos, com um peso adornado pelo baixo e vocais guturais de Bozó. Um dos melhores da banda!
Após shows e turnês a banda deu uma parada e em 1998 cada um dos membros seguiu um caminho diferente. Bozó virou tatuador e Claudio David continuou como guitarrista. Volta e meia o Overdose faz uma reunião e toca as músicas antigas, e recentemente a banda voltou à ativa, porém não lançou nenhum material.
Essa foi talvez uma das mais importantes bandas da cena brasileira de Metal!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Metal Napalm.

Created by ´Templateism